terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Por que todo desenvolvedor deveria ter uma conta ativa no Stack Overflow?

Olá!

Hoje gostaria de falar um pouco deste site que faz parte do cotidiano dos desenvolvedores de software: Stack Overflow.

Creio que uma das maiores revoluções da nossa área foi ter acesso a uma ferramenta como esta. Imagine a quantidade de tempo e dinheiro que os milhões de desenvolvedores do mundo economizaram tendo acesso a um local onde a maioria das respostas para suas dúvidas técnicas podem ser, na maioria dos casos, facilmente encontradas.

Há mais de 4 anos atrás percebi a importância deste site e resolvi fazer o que eu considerava o mínimo: criar uma conta no site. O objetivo da conta era, principalmente, positivar as perguntas e respostas que me ajudavam ou que eram simplesmente interessantes. Mas eu também sentia que poderia contribuir, e logo comecei a tentar responder algumas perguntas. E não demorei muito para fazer minha primeira pergunta.

Também tento fazer o mesmo no Stack Overflow em português, que foi lançado anos depois da versão em inglês. Não consigo ser tão ativo lá quanto eu gostaria, mas sempre que tenho um tempo dou uma olhada lá e tento responder alguma pergunta.

Hoje incentivo todo desenvolvedor que tenho contato, independente da idade ou experiência, a abrir uma conta no site. Os argumentos para incentivar nunca falham: retribuição. É só estimular a reflexão: "Quantas vezes você usou o Stack Overflow? O que acha de dar algum retorno para esta comunidade?". Eu sempre repito que o mínimo que todo desenvolvedor de software precisa fazer é criar uma conta no site e positivar as perguntas e respostas que o ajudam. Por isto sempre me mantenho logado no site durante o trabalho, pois é o momento que mais estaremos procurando por soluções, fazendo as perguntas e descobrindo as respostas.

Criada uma conta no site e exercendo ativamente sua retribuição, naturalmente vem uma outra etapa: a contribuição. Confesso que ganhar reputação no site não é uma tarefa fácil e não existem atalhos. Você precisa ser ativo o tanto quanto pode, fornecer boas respostas e fazer boas perguntas. Mas creio que todo desenvolvedor que acessa o site é capaz de responder alguma pergunta ou fazer alguma pergunta que é a de muitos outros.

O site consegue estar sempre muito ativo por três motivos: senso de comunidade, gamification e ofertas de trabalho.

O senso de comunidade pode soar poético, mas é verdade: para muitos compartilhar conhecimento já é o próprio benefício. Caso contrário, não existiriam até hoje os fóruns de discussão na Internet. Pessoalmente, sou uma prova disto e entendo que este processo de entrar no Stack Overflow foi natural. Desde os 15 anos de idade eu já era fã de fóruns de discussão e respondia perguntas de desconhecidos sem ganhar nada em troca. Na época não sabia programar, então as discussões eram sempre sobre Hardware/Software de computador e Linux :).

O gamification do site funciona bem e é um sistema bem justo, refinado ao longo de vários anos. Quanto mais contribui, mais pontos ganha e melhor você fica no ranking do site. Confesso que gosto bastante de abrir o site e ver um +10 dentre as notificações recebidas.

A parte de ofertas de trabalho é mais comum lá fora do que no Brasil, mas já recebi ofertas de trabalho de profissionais que vieram pelo meu perfil no Stack Overflow. Então fica a dica: se está procurando trabalhar fora do país, sua reputação no site pode te ajudar muito. Há até quem não contrate desenvolvedores que não sejam ativos no site. O próprio site conta com uma área de busca de empregos mas, novamente, não faz muito sucesso no Brasil ainda.

Enfim, espero ter ajudado a convencer você, desenvolvedor, a abrir uma conta no site e começar a retribuir e, quem sabe, contribuir. Até a próxima!

Nenhum comentário :

Postar um comentário