sábado, 24 de agosto de 2013

A empresa e a qualidade de código - Parte Final

Enfim, usei todo este discurso para chegar ao ponto que gostaria. Um software de qualidade vai além do código-fonte, pois envolve também a satisfação do cliente. E se a empresa busca qualidade em seus softwares, ela vai ter que flexibilizar o processo de desenvolvimento de alguma forma e seus empregados precisam estar dispostos e preparados para isto.

Este tipo de movimento começa desde a fase de proposta do projeto pela equipe comercial da empresa. Os clientes em potencial também precisam entender como é o processo de desenvolvimento de software. Alguns deles, infelizmente, entendem que software é um produto simples que você pergunta quanto é, paga e ele atenderá as suas necessidades ao final. Mas a realidade não é esta. O cliente precisa estar envolvido do começo ao fim do desenvolvimento. Só assim ele terá um produto, na visão dele, com qualidade: regras de negócio contempladas, sem bugs preocupantes, com os ajustes que ele gostaria e com a aprovação do usuário final do produto.

E a empresa pode fazer algo com relação a qualidade do código em si? Claro! Se sua empresa incentiva a busca pela qualidade, já temos meio caminho andado, pois este incentivo abrirá portas para que a equipe faça refatorações no código, use de pair programming e code review, dedique tempo para testes e integração contínua, dentre outras ações voltadas a qualidade que poderiam ser barradas em algumas empresas por pura ignorância.

A empresa pode ir um pouco além e capacitar as pessoas, incentivando membros mais experientes a realizarem palestras e workshops sobre qualidade de software, envolvendo assuntos que iremos tratar aqui no blog.

Bem, chega ao fim esta "série" sobre qualidade. Meu intuito foi demonstrar o envolvimento na qualidade do software pelos diferentes papéis na empresa. Como podem ter notado, gosto de conversar sobre assuntos comportamentais e organizacionais, então creio que vamos ver com alguma frequência este tipo de texto por aqui, mas o foco daqui em diante será código e mais código!

Nenhum comentário :

Postar um comentário