Sei que faz tempo que não posto nada no blog e não vim aqui para dar desculpas, então... vamos ao que interessa! :D
Neste período que fiquei afastado do blog algumas coisas interessantes aconteceram. E a última delas ocorreu ontem. Se você trabalha com desenvolvimento e mora neste planeta, deve ter visto a notícia de que o .NET é Open Source agora e, inclusive, já está disponível no Github.
Outra excelente notícia da Microsoft, que veio de carona com a do .NET Open Source, foi o lançamento do Visual Studio 2013 Community, que tem todas as características do Visual Studio 2013 "full" e ainda por cima é de uso irrestrito para equipes pequenas (de até 5 pessoas). Para mais detalhes, dê uma olhada aqui.
E por qual motivo eu apareci no blog falando de Microsoft e .NET?
Mais ou menos na época do meu último post no blog, eu já estava estudando um pouco da plataforma do Windows Phone. Havia 2 motivos para isto:
- Eu estava prestes a trabalhar em um projeto com C# e precisava ficar mais familiar com a linguagem
- Eu tenho um Lumia 520 com Windows Phone e eu me identifiquei muito com o conceito de simplicidade do sistema operacional (pretendo criar um post sobre isto no futuro!);
Foi então que resolvi "aprimorar" meu C# criando um aplicativo para Windows Phone. O aplicativo é para apontamento de horas trabalhadas, integrado ao sistema de gerenciamento de apontamentos da empresa na qual trabalho, a Dextra. Sei que não é útil para a maioria das pessoas, mas foi uma forma de criar um aplicativo no qual tivesse uso para mim. O código-fonte do aplicativo está disponível no meu Github, sendo que ele ainda está em desenvolvimento!
Bem, este post também é para mantê-los informados da pequena mudança de direção do blog. Nada me impede de voltar a falar dos assuntos que já abordei, como Git e Hibernate, mas creio que mais posts sobre C#, .NET e Windows Phone aparecerão a partir de agora.
Aliás, falando em C#, recomendo darem uma olhada na linguagem para quem ainda não a conhece. A linguagem por si só já oferecia diversas vantagens sobre o Java e agora, com o .NET tornando-se Open Source, a principal desvantagem de não ser multiplataforma tende a sumir, ainda mais com a ajuda certa do projeto Mono para que isto ocorra o mais rápido possível.